Senador Suplicy retira pré-candidatura à Prefeitura de SP

O anúncio foi feitodurante um encontro com militantes do partido realizado em Guaianazes, na Zona Leste de São Paulo.


Suplicy retira pré-candidatura e anuncia apoio a Haddad em SP

O senador Eduardo Suplicy (PT) anunciou neste domingo (6) que retirou sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo e declarou apoio ao nome do ministro da Educação, Fernando Haddad, na disputa. O anúncio foi feito durante um encontro com militantes do partido realizado em Guaianazes, na Zona Leste de São Paulo.

?Eu disse [durante discurso no encontro] que tinha cumprido com o meu dever e ia atender ao apelo de muitas pessoas que, nos últimos dias, disseram que eu era muito importante para o Senado. E expliquei que eu passei a apoiar a candidatura do Fernando Haddad?, afirmou em entrevista ao G1 por telefone.

Ele disse que tomou a decisão porque Haddad afirmou que irá incorporar em seu programa a renda básica de cidadania em São Paulo, defendida pelo senador. Na quinta-feira (3), a senadora Marta Suplicy também disse que abriu mão da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo. "Tive muitas conversas com a presidente, reservadas. O pedido deles é um pedido irrecusável e eu gosto de estar no Senado. (...) Sabia que se entrasse para disputar as prévias, ganhando ou perdendo, todos perderiam", afirmou Marta na ocasião.

O ministro da Educação tem o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além dele, os deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto ainda se mantêm na disputa. As prévias do PT estão marcadas para o dia 27 de novembro. Até a próxima segunda-feira (7), os pré-candidatos precisam coletar, no mínimo, 3.181 assinaturas de filiados para poderem garantir a disputa nas prévias.

Fonte: g1, www.g1.com.br