Técnicos do Tesouro Nacional visitarão o Piauí na próxima semana

A visita, que é realizada anualmente, está programada para acontecer entre os dias 15 e 16 de março

O Piauí está na expectativa da vinda dos técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A visita, que é realizada anualmente, está programada para acontecer entre os dias 15 e 16 de março. O encontro, de acordo com o secretário estadual de Fazenda, Francisco José Alves, o ?Franzé?, é para que os técnicos do Tesouro Nacional avaliem as metas fiscais do Governo do Estado, bem como os indicadores estabelecidos dentro do programa de ajuste fiscal.

Dentre os indicadores que serão avaliados estão: resultado primário, gasto com pessoal, arrecadação própria e investimentos. ?São indicadores que anualmente o Tesouro Nacional avalia em cada estado para verificar a ?saúde financeira?, o desempenho econômico-fiscal de cada estado?, explica Franzé, acrescentando que nos últimos anos, o Estado tem cumprido todas as metas atribuídas dentro do Programa.

Em relação ao cumprimento dos indicadores, o secretário explica que o Piauí superou o volume de investimentos estabelecidos como limite para o Estado. Outro ponto que será observado durante a visita da equipe da STN é a capacidade do Estado em realizar operações de crédito. ?Estamos equilibrados e isso tem nos possibilitado a realizar investimentos além do que foi estabelecido?, frisa.

No início do ano, o Governo do Estado tem sido alvo de denúncias a cerca da situação financeira do Piauí. Em relação a isso, Franzé ressalta que esses dados podem ser acessados na STN. ?São dados gabaritados, confiáveis. Todas as contas do Estado são avaliadas por técnicos de alto nível que avaliam esmiuçadamente toda a conta pública do Piauí?, pontua, acrescentando que, depois de feitas as auditorias, será elaborado um relatório com os resultados. (M.M)

Fonte: Mayara Martins