Temer retorna ao Brasil e assume a Presidência por cerca de 4 h

Temer retorna ao Brasil e assume a Presidência por cerca de 4 h

O vice-presidente da República estava em viagem oficial a Portugal. Dilma desembarca em Fortaleza por volta da 1h e retoma comando do país

O vice-presidente da República, Michel Temer, desembarcou no aeroporto internacional de Guarulhos (SP), por volta das 20h30 deste sábado (15), e assumiu, interinamente, o comando do país. Temer se manterá à frente da Presidência da República até o início da madrugada deste domingo (16), quando a titular do cargo retorna de viagens oficiais à França e à Rússia.

Acompanhada de ministros, a presidente Dilma Rousseff embarcou de Moscou, a capital russa, por volta do meio-dia deste sábado com destino a Fortaleza, no Ceará. A chefe de Estado brasileira tem dois compromissos oficiais em Fortaleza neste domingo. Um deles é prestigiar a inauguração do estádio do Castelão, o primeiro palco da Copa do Mundo de 2014 a ser entregue no país.

Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, Dilma deve pousar em território brasileiro por volta da 1h. Neste momento, sem a necessidade de solenidades, ela retoma automaticamente o controle da Presidência, ressaltaram os assessores.

Temer também não precisará recorrer a liturgias para assumir, por poucas horas, o cargo de presidente em exercício. Segundo na linha sucessória, o vice-presidente passou a ser o chefe do Executivo assim que desembarcou no país, informou a assessoria do Planalto.

O vice-presidente estava desde quarta-feira (11) em Lisboa, onde participou das comemorações do ano do Brasil em Portugal. Ele se reuniu nesta sexta (14) com o presidente português Aníbal Cavaco Silva e com empresários e parlamentares do país ibérico.

Desde a última quinta (13), o governo federal estava sob o comando do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Quarto na linha sucessória, o peemedebista voltou ao posto ocupado por ele 22 anos atrás devido a viagens internacionais de Dilma, Temer e do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Nesta sexta-feira, ao participar da cerimônia de transmissão de cargo do secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sarney elogiou Dilma e afirmou que a vida lhe reservou uma ?surpresa? ao retornar à Presidência mais de duas décadas após descer pela última vez a rampa do Planalto.

"Na minha vida, o destino tem me preparado muitas surpresas. Uma delas foi esta, de assumir a Presidência da República depois de 22 anos, substituindo a presidente Dilma Rousseff, esta mulher extraordinária que hoje merece o respeito nacional pelas suas qualidades e pelo governo que está fazendo", disse o peemedebista.

Fonte: G1