Temer substitui Bessias por advogado de Eduardo Cunha na Casa Civil

Rocha é especialista em Direito Econômico

O advogado Gustavo do Vale Rocha, que tem na lista de clientes o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi nomeado subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil do governo de Michel Temer.

O cargo no segundo escalão da pasta comandada agora por Eliseu Padilha antes era ocupado por Jorge Messias, o "Bessias", citado em conversa telefônica interceptada pela Polícia Federal entre a presidente afastada Dilma Rousseff e o ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva. Ele continuará ao lado da petista, na equipe montada por ela após a saída do Planalto.

A nomeação, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial, é assinada por Temer e por Padilha.

Gustavo do Vale Rocha é membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na vaga indicada pela Câmara dos Deputados, sob influência de Cunha. Durante sabatina feita pelo Senado em maio de 2015, antes da aprovação para o cargo, Rocha confirmou que advoga para o peemedebista, mas apenas em ações privadas, sem relação com o Ministério Público.


“Na condição de advogado do PMDB, defendo seus filiados em questões referentes a mandato parlamentar. Assim faço com inúmeros filiados, com mandato e sem mandato, no plano federal, no plano estadual, no plano municipal, incluindo o Presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, o qual defendo em questões relacionadas ao exercício do seu mandato, basicamente questões eleitorais, questões de direito de resposta, dano moral em razão de imprensa”, afirmou na ocasião.

Rocha é especialista em Direito Econômico, foi funcionário do Banco do Brasil de 1987 até 1998 e desde 2004 é sócio do Escritório de Advocacia Vale e Rocha Advogados Associados.

Cunha também emplacou outro de seus advogados na composição do governo Temer. Em 2014, o atual ministro da Justiça, Alexandre de Moraes conseguiu a absolvição do peemedebista em um processo em que era acusado de uso de documento falso.

Fonte: Brasil Post