Teresina aumentará número de vereadores em 2012

O Piauí passará dos 2.033 vereadores atuais para 2.146, totalizando um aumento de 5,5%, com a PE

Não vai ser dessa vez que os suplentes assumirão novas cadeiras na Câmara de Vereadores de Teresina. O presidente da Casa, vereador Renato Berger (PSDB), chegou ontem de uma viagem a Brasília onde se reuniu com outros presidentes de Câmaras das capitais brasileiras e senadores para discutir a aplicação da PEC que já foi aprovada no Congresso. Ele adianta que a medida só valerá a partir das próximas eleições.

O Piauí passará dos 2.033 vereadores atuais para 2.146, totalizando um aumento de 5,5%, com a PEC. No caso de Teresina, assumiriam oito suplentes. Enquanto o número de vereadores da cidade só subirá em 2012, o corte no Orçamento da Câmara deverá acontecer mesmo em janeiro de 2010. Berger en- trou com uma ação judicial pedindo uma medida cautelar contra o corte.

?Esse adiamento no corte dos gastos não foi bem acolhido no Senado, então acho difícil conseguir que a receita seja mantida no patamar atual?, avalia. O limite de repasse dos municípios para as Câmaras irá passar de de 5% para 4,5%, significando uma redução de R$ 2 milhões no Orçamento da Casa em Teresina.

Escola - O presidente da Câmara de Vereadores revelou ainda que a Escola Legislativa da Casa será implantada no próximo ano. ?Em fevereiro iremos assinar o convênio com o Senado?, diz, ressaltando que os servidores do local e os próprios vereadores poderão fazer cursos e se qualificar através da Câmara. ?A população também será beneficiada com os cursos?, destaca.

Fonte: Francisco Lima e Sávia Barreto