Teresina e Timon farão consórcio para integrar transporte público

Municípios assinarão Protocolo de Intenções

Separadas apenas pelo rio Parnaíba, as cidades de Teresina (PI) e Timon (MA) deverão fortalecer a parceria no tocante à gestão do transporte público. Nutrindo uma relação estreita nos mais distintos âmbitos, os municípios assinarão na próxima quarta-feira, dia 23, o Protocolo de Intenções com o objetivo de constituir consórcio público destinado a integração do sistema de transporte coletivo interestadual de passageiros.

O prazo de vigência da parceria se dará por tempo indeterminado, estabelecendo assim uma projeção quanto ao fortalecimento da iniciativa no futuro, desse modo, o foco é direcionado à melhoria no processo de planejamento, possibilitando avanços imprescindíveis na gestão.

A assinatura do documento pelos prefeitos Luciano Leitoa (PSB) e Firmino Filho (PSDB) obedece ao rito regimental, sendo levado em seguida para a Câmara de Vereadores dos municípios, onde deverá ser apreciado. Com a ratificação do acordo, o termo será transformado em lei.

“O objetivo deste consórcio é facilitar a gestão, o planejamento, a regulação e a fiscalização do serviço público de transporte coletivo urbano entre os dois municípios”, disse Jair Mayner, secretário municipal de Assuntos Estratégicos de Timon.

O Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU) terá sua sede na cidade maranhense, sendo vinculado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sendo que esta delegará a competência e organização quanto à atuação da instituição em Timon e Teresina.

“O Consócio vai estabelecer padrões para a adequada prestação dos serviços e para a satisfação dos usuários e será composto por uma Assembleia Geral, um Conselho Intermunicipal, um presidente e diretorias de Administração, Contabilidade, Recursos Humanos, Fiscalização e Ouvidoria, Planejamento e Normatização”, detalhou Mayner.

Fonte: Francy Teixeira