THE: Prefeitura conclui edital de licitação das linhas de ônibus

THE: Prefeitura conclui edital de licitação das linhas de ônibus

A STRANS está realizando agora a revisão de cada item do edital para que ele seja lançado ainda este ano, conforme prometeu o Prefeito Firmino Filho.

O edital de licitação das linhas de ônibus urbanos que vão operar o transporte público de Teresina já está pronto. A STRANS está realizando agora a revisão de cada item do edital para que ele seja lançado ainda este ano, conforme prometeu o Prefeito Firmino Filho. A licitação vai determinar linhas, horários e trajetos que deverão ser cumpridos pelas empresas vencedoras, assim também como vai definir, de forma clara e transparente, os custos e os valores das tarifas.

Serão licitados quatro lotes, sendo que cada empresa ou consórcio só poderá arrematar um lote para evitar o monopólio na capital. O edital é aberto a empresas de todo o país, inclusive para as atuais empresas de Teresina que já operam o sistema. Depois da licitação, a STRANS irá melhorar o controle da fiscalização para saber se as empresas estão cumprindo exatamente o que consta no contrato.

Esta licitação é o primeiro passo para a melhoria do transporte coletivo da capital, que deve passar por grandes transformações com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço. Já no próximo ano, a Prefeitura de Teresina deve iniciar as obras de engenharia para implementação do Plano Diretor de Transporte Público, que prevê a construção de oito terminais de integração, sendo dois em cada zona da cidade, mais três terminais de transbordo nas Praças da Bandeira, Saraiva e João Luís Ferreira, e ainda cinco corredores exclusivos de ônibus.

Fonte: Semcom