Propaganda obrigatória na TV e no Rádio promete "esquentar" eleição

Confira o tempo de cada candidato a prefeito, os horários e dias da semana.

Ainda tímida nas ruas de Teresina, a campanha eleitoral para os cargos de prefeito e vereador deve esquentar hoje, com o início do horário eleitoral gratuito no rádio e TV. Nas últimas semanas, as agendas dos candidatos a prefeito reservaram horários crescentes para a conclusão dos programas eleitorais que serão veiculados nas rádios e televisões.


THE: Propaganda na TV e no Rádio promete enfim

A propaganda eleitoral, no entanto, já começa com mudanças. Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recontou os deputados federais do PSD, que ao invés de 55 parlamentares, conta agora com 51 deputados federais.

O tempo que seria destinado ao PSD na propaganda eleitoral na capital foi reduzido em cinco segundos, enquanto o PTB aumentou seu tempo em 11 segundos. ?A alteração no tempo ocorreu porque houve uma mudança na ata de fundação do PSD. Na primeira ata do processo administrativo do TSE, o PSD contava com 55 deputados federais. E o Supremo Tribunal Federal diz que a ata só teria validade com 30 dias da data da fundação. Então houve uma redução do número de deputados, e tivemos que fazer uma modificação no tempo levando em conta esse novo contexto do Congresso Nacional?, explicou o chefe do cartório eleitoral em Teresina, Henrique Conde.

Apesar das mudanças, o prefeito Elmano Férrer (PTB) continua tendo o maior tempo na propaganda eleitoral, que vai até o dia 4 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Depois de Elmano, os candidatos Firmino Filho (PSDB) e Wellington Dias (PT) terão os maiores tempos. Férrer, com a coligação ?A Força do Trabalho?, terá 9 minutos e 43 segundos, enquanto Firmino Filho, da coligação ?Construindo Novos Caminhos?, terá 7 minutos e 25 segundos.

O PT, que fez chapa pura tendo o senador Wellington Dias como candidato a prefeito e o deputado estadual Cícero Magalhães como vice, somará 4 minutos e 49 segundos e Beto Rêgo (PSB), com a coligação ?A Força do Povo?, terá 3 minutos e 36 segundos. Em seguida está Maklandel Aquino (PSOL) com 1 minuto e 32 segundos; Vasconcelo Pinheiro (PCB), da coligação ?Esquerda Revolucionária?, com 1 minuto e 25 segundos, e Daniel Solon (PSTU) também com 1 minuto e 25 segundos.

A ordem de apresentação da propaganda eleitoral será: Vasconcelo Pinheiro, Daniel Solon, Elmano Férrer, Beto Rego, Wellington Dias, Maklandel Aquino e Firmino Filho. A propaganda eleitoral em rede é veiculada em dois períodos diários de 30 minutos cada, exceto aos domingos, sendo às segundas, quartas e sextas, para a eleição de prefeito e vice-prefeito e às terças, quintas e sábados, para a eleição de vereador.

Nos municípios onde houver segundo turno, a data limite para o início do período de propaganda eleitoral gratuita é no dia 13 de outubro, 15 dias antes da eleição. O último dia previsto no calendário eleitoral deste ano para esse tipo de propaganda é no dia 26 de outubro, dois dias antes do segundo turno.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte