Trabalhadores denunciam ameaça de posseiros do CE pedem apoio da PF

A invasão de cearenses em busca de terras no Piauí está gerando ameaças a moradores do assentamento Data Batalha, em São João da Fronteira

A invasão de cearenses em busca de terras no Piauí está gerando ameaças a moradores do assentamento Data Batalha, em São João da Fronteira. Situado há cerca de 32 km de Tianguá-CE, o município sofre ainda com a indefinição de limites com a cidade de Brasileira-PI. Essas e outras questões foram levadas ao conhecimento do deputado João de Deus (PT), que em visita à localidade também ouviu pedido de apoio junto ao Incra para liberação de recursos para alimentação, além de reforma e construção de casas, fruto de projeto aprovado desde 2008.

?Outro grave problema é que os cearenses também estão destruindo a mata nativa e por isso gostaríamos que a PF, Ibama ou qualquer outro órgão fiscalizasse pois essas pessoas são conhecidas nessa região, mas não se intimidam em retirar madeira. Até o presidente da associação de moradores da nossa comunidade já foi ameaçado por denunciar e buscar solução para esses problemas?, destacou Antônio Francisco, liderança local.

João de Deus confirmou sua ida ao Incra para buscar entendimento para liberação do crédito de apoio ao assentamento. O líder do PT na Assembleia Legislativa disse ainda estar preocupado com a invasão de terras e que o caso deve ser levado ao conhecimento das autoridades competentes. Quando a definição de limites o parlamentar explicou que a solução pode estar na própria Alepi.

?A Assembleia tem uma comissão de estudos territoriais que está analisando o problema de limites em cerca de 14 municípios. Vou levar essa informação da comunidade para que São João da Fronteira também seja incluída nas discussões para posteriormente ser levado ao IBGE?, afirmou.

Fonte: Ascom