TRE anuncia plano de segurança para as eleições deste ano

Aplicativo "Pardal" permitirá que denúncias sejam feitas.

Nesta sexta-feira, dia 05 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), realizou uma reunião em pareceria com instituições que atuam na segurança do estado, dentre elas as policias Federal, Civil Militar e Exército, visando discutir ações que serão desenvolvidas para combater crimes nas eleições deste ano.

Durante a reunião, houve o lançamento de uma importante ferramenta de fortalecimento da democracia e lisura das eleições municipais, trata-se do aplicativo Pardal, um sistema que permite denúncias, via smartphones e web, de irregularidades cometidas por candidatos durante o período eleitoral. 

Com a nova ferramenta, qualquer cidadão que se deparar com a prática de propaganda eleitoral irregular ou outras formas de corrupção eleitoral poderá registrar o ilícito por meio de fotografia do próprio smartphone e encaminhar a denúncia a Justiça Eleitoral. A versão para Android permite o registro de imagens e a web permite o registro de imagens, vídeos e textos. Hoje, o aplicativo foi apresentado aos magistrados. 

"Nós temos uma legislação a cumprir. Eles (candidatos ) deverão ter conhecimento através dos partidos e nós vamos acompanhá-los, aquilo que for infringido nós agiremos", destacou o desembargador Joaquim Santana, presidente do TRE-PI. 

Ações na capital e no inteiror

Presente na reunião, o comandante de policiamento da capital, Wagner Torres, informou que  3.858 policiais serão escalados para reforçar a segurança em municípios do interior. "É importante garantir a segurança de todos. Nós, policiais militares, estaremos trabalhando e atuando nos colégios eleitorais", afirmou. 

Fonte: Portal Meio Norte