TRE aprova PSD de Kassab com apoio de 5.579 eleitores no Piauí

TRE aprova PSD de Kassab com apoio de 5.579 eleitores no Piauí

O PSD no Piauí precisaria de apenas de 1,8 mil assinaturas para ser fundado.

O PSD obteve na última terça-feira, 30, o registro no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Foi

contabilizado o apoio de 5.579 eleitores no Estado. Em todo o país, a sigla deve coletar cerca de 500 mil assinaturas em pelo menos nove Estados. O deputado federal Júlio César Lima (DEM), que presidirá o novo partido no Piauí, deu entrada no pedido de instalação do PSD no Estado, junto ao TRE-PI, no último dia 08 de agosto. O processo foi relatado pelo juiz eleitoral Jorge da Costa Veloso.

O PSD no Piauí precisaria de apenas de 1,8 mil assinaturas para ser fundado. O partido já tem 15 prefeitos com mandato. A meta, segundo Júlio César, é chegar aos 30 prefeitos e cerca de 300 vereadores. Em até 15 dias, o parlamentar afirma que já será possível fazer sua mudança do DEM para o PSD. ?É o tempo necessário para comunicar a desfiliação de um e solicitar ao juiz eleitoral a filiação no outro?, disse.

O Tribunal Superior Eleitoral, no entanto, ainda irá julgar o pedido de impugnação do registro, solicitado pelo DEM e pelo PTB. Os partidos contestam a lisura na coleta das assinaturas e irregularidades na documentação obrigatória apresentada. ?As assinaturas passam por certificação nos cartórios e, se tivessem problemas, elas não seriam aceitas?, negou o deputado estadual Edson Ferreira (DEM), que também migrará para o PSD.

Para requerer o registro do partido no Estado seria preciso apenas 5% das comissões provisórias, correspondente a 5% dos municípios do Estado. Como no Piauí são 224 municípios, o PSD precisaria estar presentes em pelo menos 12 municípios. A sigla, no entanto, contabiliza mais de 100 comissões provisórias no Piauí e pretende ter diretórios em todos os municípios.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte