TRE diploma Wilson Martins e mais 92 eleitos e suplentes no Piauí

O presidente do TRE-PI anunciou que vai realizar a diplomação dos eleitos por ordem alfabética.Veja!

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) diploma hoje 93 candidatos eleitos e suplentes que disputaram as eleições deste ano. A solenidade ocorre às 19h, no auditório de Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

O presidente do TRE-PI, desembargador Raimundo Eu-frásio Filho, anunciou que vai realizar a diplomação por ordem alfabética com o objetivo de dar "tratamento igual a todos".

Entre os 93 candidatos que serão diplomados, estão o governador Wilson Martins (PSB), o seu vice, Moraes Sousa Filho (PMDB), os dois senadores, Wellington Dias (PT) e Ciro Nogueira (PP), quatro suplentes de senadores, 10 deputados federais e 15 suplentes, 30 deputados estaduais e 30 suplentes.

Apesar da polêmica levantada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a quem cabe o direito de ocupar a suplência em caso de renúncia dos deputados que vão ocupar cargos públicos, Raimundo Eufrásio garantiu que os suplentes da coligação, e não do partido, serão diplomados hoje.

De acordo com a legislação eleitoral, a diplomação encerra o processo eleitoral e habilita o eleito a tomar posse. As regras do Tribunal Superior Eleitoral determinam que os eleitos só tomem posse após a aprovação das contas de campanha.

O TRE-PI encerrou na última quarta-feira, dia 15, os julgamentos das contas de todos os candidatos eleitos no Piauí. A maioria teve as contas aprovadas com ressalvas, mas nenhum obteve a reprovação pelo plenário do Tribunal.

O deputado estadual Moraes Sousa Filho cumpriu ontem seu último dia de mandato na Assembleia Legislativa do Piauí. Ele precisará renunciar ao cargo antes de ser diplomado como vice-governador. "Tenho que fazer a renúncia antes do dia 31 de dezembro.

Aprendi muito na Assembleia e tenho a expectativa de cumprir com lealdade e ética as promessas que foram feitas durante a campanha eleitoral, dando uma resposta à população", destacou. Quem não conseguir se acomodar dentro do auditório poderá acompanhar a diplomação em telões que serão colocados na entrada do prédio do TJ-PI.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte