TRE empossa novo juiz e julgará 161 prefeitos por irregularidades

TRE empossa novo juiz e julgará 161 prefeitos por irregularidades

A posse está marcada para as 8h30. Helano irá substituir o juiz Marcelo Cavalcante.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) negou ontem o pedido de revisão eleitoral biométrica, ou seja, através do reconhecimento da impressão digital, dos eleitores do município de Itainópolis. Segundo a Corte, não houve a comprovação de fraude que justificasse a revisão do total de eleitores da cidade.

O TRE-PI também deve dar posse hoje ao novo juiz federal que irá compor os quadros da Corte eleitoral, o juiz Sandro Helano. A posse está marcada para as 8h30. Helano irá substituir o juiz Marcelo

Cavalcante. Como Cavalcante estava ausente, o pedido de cassação do prefeito de Cajazeiras, Deocleciano Ferreira Torres, foi adiado a pedido do advogado do gestor.

Já o Mandado de Segurança contra o candidato a prefeito nas eleições de 2008 do município de Valença do Piauí, Rubens Alencar, foi remetido novamente à zona eleitoral de origem. Os magistrados alegaram que a acusação não citou o nome do candidato a vice-prefeito. O candidato é acusado de compra de votos e está sujeito à pena de inelegibilidade.

Ao todo, o TRE-PI ainda deve apreciar até o final do ano o pedido de cassação de 161 prefeitos, sendo 86 processos ainda em tramitação nas zonas eleitorais.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte