TRE fará sorteio de urnas para votação paralela

No dia 5 de outubro, a votação paralela ocorreu na 14ª seção, em Caracol, Sul do Piauí, e na 226ª seção, em Teresina

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realiza neste sábado (25) o sorteio da votação paralela do segundo turno das eleições. O sorteio ocorre às 9h no estande montado em frente ao Tribunal Regional Eleitoral. Assim como no primeiro turno, duas seções eleitorais serão sorteadas para a auditoria, feita para atestar a segurança da urna eletrônica.

No dia 5 de outubro, a votação paralela ocorreu na 14ª seção, em Caracol, Sul do Piauí, e na 226ª seção, em Teresina. No caso de Caracol, a urna foi transportada até a capital para ser auditada pela comissão. O processo de votação paralela é filmado para garantir provas em caso de dúvida ou questionamento sobre a votação.

A votação paralela é o procedimento que permite a comprovação da confiabilidade e segurança do sistema informatizado de votação e tem a finalidade de realizar, por amostragem, auditoria no sistema de votação e funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso, e assim demonstrar à sociedade a lisura do processo eletrônico de votação. Desde 2008, todo o processo é acompanhado por uma empresa de auditoria externa, contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Sávia Barreto