TRE faz cadastramento biométrico em Piripiri

Além de Piripiri, o município de Piracuruca também utilizará o sistema biométrico nas eleições deste ano

Piripiri recebeu nesta quinta-feira (18) as equipes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para realizar o recadastramento eleitoral com o sistema biométrico. O novo sistema já entrará em vigor nas eleições deste ano e todos os 43 mil eleitores de Piriripi foram convocados para se recadastrar. O desembargador Raimundo Eufrásio, presidente do TRE, esteve na cidade para abertura oficial dos trabalhos.

O Tribunal Regional Eleitoral enviou para Piripiri 28 kits, compostos por computador portátil, câmera digital, scaner e um mini estúdio fotográfico, semelhante ao utilizado pela Polícia Federal. Com o sistema biométrico, a proposta é impossibilitar que uma pessoa vote no lugar da outra, já que o novo sistema utiliza as impressões digitais.

Os trabalhos do TRE iniciaram ontem e a previsão é de que sejam concluídos até 19 de março. Os eleitores estão sendo recebidos de segunda a sábado, das 8horas às 18 horas e aos domingos de 8 horas às 14 horas, no auditório Osíris Neves de Melo, na praça de Eventos da cidade. Para o recadastramento estão sendo exigidos a apresentação da cédula de identidade, título de eleitor e comprovante de residência.

O cadastramento dos eleitores no novo sistema atende a um calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas eleições deste ano, 61 municípios brasileiros já utilizarão o novo sistema. No Piauí, apenas os municípios de Piracuruca e Piripiri foram contemplados. O sistema ainda não tem previsão de chegar no restante do Estado. (M.M)

Fonte: Mayara Martins