TRE julga ação que pede cassação de Wilson Martins

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí julga hoje uma Representação que pede a cassação do governador Wilson Martins (PSB) e seu vice.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julga nesta segunda-feira uma Representação que pede a cassação do governador Wilson Martins (PSB) e seu vice, Antônio José de Morais Sousa Filho (PMDB). A ação é de autoria da coligação ?A Força do Povo?, encabeçada pelo ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (PSDB) e derrotada no segundo turno do pleito estadual em 2010. O juiz Valter Alencar Rebelo é o relator do processo.

Wilson e Zé Filho são acusados de conduta vedada e publicidade institucional vedada. Uma placa na barragem de Tinguis, entre os municípios de Batalha e Piripiri, que contava com a logomarca do Estado, motivou a ação. O procurador regional eleitoral Alexandre Assunção deu parecer pela aplicação de multa, apesar da coligação ter solicitado, além da multa, a cassação do governador e do vice.


TRE julga ação que pede cassação de Wilson Martins

Apenas este ano ? em fevereiro e março - a Corte eleitoral negou dois pedidos de cassação contra Wilson Martins movidos pela coligação opositora, liderada pelo PSDB, nas eleições de 2010. Martins e seu vice também eram acusados de conduta vedada aos agentes públicos em campanha eleitoral.

No mês passado, Sílvio Mendes retirou as ações que movia contra Wilson no TRE-PI, reclamando sobre o atraso no julgamento dos processos. O ex-prefeito também teria dito que não acreditava mais na imparcialidade de alguns dos juízes da Corte eleitoral, que teriam ligações com um dos citados nos processos, o governador Wilson Martins ou seu advogado, Willian Guimarães. Apesar disso, ainda restam pelo menos 10 processos movidos pela coligação tucana contra o governador.

A Corte continua julgando esta semana processos de infidelidade partidária de políticos que mudaram de partido no ano passado e ainda recursos que pedem transferência de domicílio eleitoral.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte