TRE julga hoje e amanhã 30 doadores de campanha

Pelo menos 30 ações ajuizadas pelo Ministério Público Eleitoral serão julgadas nesta segunda e terça-feira

Os julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral (TER) serão pautados nos casos de doadores de campanha. Pelo menos 30 ações ajuizadas pelo Ministério Público Eleitoral serão julgadas nesta segunda e terça-feira. Além disso, nessa segunda-feira entrará na pauta ainda uma ação de revisão eleitoral que tem como origem o município de Lagoa do Piauí. O Ministério Público Eleitoral pede a homologação de cancelamento de inscrições eleitorais por não comparecimento dos eleitores.

Já na terça-feira, haverá o julgamento da ação de investigação judicial eleitoral movida contra o prefeito e vice-prefeito de Itaueiras, referente às eleições de 2008. Os gestores serão julgados por práticas abusivas de doação de bens e execução de serviço, que, na visão do Ministério Público Eleitoral, são caracterizados como abuso de poder econômico. Haverá ainda o julgamento de uma representação movida contra o vereador de São Pedro do Piauí, Antônio Moacir Marques, por propaganda eleitoral irregular.

Na pauta de julgamento, entrará ainda a propaganda partidária, referente às eleições deste ano, onde o Partido Democrático Trabalhista (PDT) pede autorização para inserções estaduais do programa político partidário na televisão e rádio. E ainda o julgamento da prestação de contas das eleições de 2008 do vereador, Francisco dos Santos Araújo. Há indícios de irregularidades na arrecadação e aplicação de recursos em desacordo com as exigências legais. (M.M)

Fonte: Mayara Martins