TRE-PI inicia comemorações alusivas aos 70 anos

Será apresentada uma peça, além de uma expressiva exposição

Celebrando os 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral no Estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) inicia hoje (8) as comemorações alusivas à marca, nesse âmbito, a entidade receberá diversas homenagens e ainda ensejará a discussão sob temas que norteiam às suas prerrogativas institucionais.

Nesse âmbito, a programação contará com sessão solene presidida pelo presidente do TRE, Edvaldo Moura, e a palestra magna do Prof. Walter Costa Porto (ex-ministro do TSE). Na ocasião, ele tratará de questões referentes às eleições e à cidadania, versando para a abstração de conhecimento dos temas que regem o Tribunal.

No evento de abertura, ainda será apresentada uma peça, além de uma expressiva exposição museológica e histórica, detalhando todos os períodos enfrentados pela entidade, desde a sua instituição até a modernização e o desenvolvimento do processo eleitoral, tal como as práticas adotadas no que cerne à fiscalização e transparência do pleito.

Cabe ressaltar que no planejamento de ações comemorativas também inclui-se o lançamento de concurso de redação e de selo referente aos 70 anos da Justiça Eleitoral.

EVOLUÇÃO - Dentre os dados a serem comemorados a partir das 8h30 de hoje no TRE-PI, encontra-se a utilização dos recursos de computação há mais de duas décadas pela entidade no Estado, o que viabilizou, por exemplo, a disponibilização de informações institucionais e de interesse público, como os resultados de eleições, as estatísticas eleitorais e as decisões da Corte e dos juízes eleitorais, evoluindo substancialmente na transparência; fator amplificado pela identificação biométrica de eleitores, em que atualmente 13 municípios já fizeram o recadastramento e, até 2016, mais 86 municípios terão concluído o processo, o que equivale a 70% do eleitorado piauiense.

Fonte: Francy Teixeira