Tribunal Regional Eleitoral do Piauí julga mais três prefeitos esta semana

Poderão perder os mandatos alguns gestores dos municípios.

A corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julga nesta semana mais três prefeitos do Piauí. Poderão perder os mandatos os gestores dos municípios de Santa Cruz do Piauí, Valença e São Pedro do Piauí.

Nesta segunda, a corte vai apreciar o pedido de cassação do diploma da prefeita de Santa Cruz do Piauí, Jandira Nunes Martins, e do vice-prefeito, Elielson de Moura Gonçalves, que assumiram a prefeitura do município em setembro de 2012, através da realização de eleições suplementares, após a cassação do prefeito eleito em 2008.

De acordo com os argumentos da acusação, a prefeita é filha de Rubem Martins, atual secretário estadual de Desenvolvimento Rural e ex-prefeito de Wall Ferraz por dois mandatos seguidos. A legislação impede um terceiro mandato consecutivo na mesma família.

Amanhã, a corte vai julgar o prefeito e a vice de Valença, Francisco de Assis Alcântara e Maria Laçalete Lima, respectivamente. Os gestores são acusados captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico e político.

O relator do processo, que foi movido pelo candidato a prefeito derrotado nas eleições de 2008, Rubens Alencar, é o juiz José Acelio Correia. Ainda nessa terça- feira, 13, o TRE também vai apreciar uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra Matias Araújo da Silva e Antônio Alves de Carvalho, respectivamente, prefeito e vice da cidade de São Pedro do Piauí.

Eles são acusados de compra de voto e abuso de poder econômico e político. O relator do caso é o juiz Jorge da Costa Veloso.

Fonte: Raphael Reis