TRE-PI julga três prefeitos ameaçados de cassação no Piauí

Amanhã, o Tribunal irá julgar a prefeita e viceprefeito do município de Lagoa do Piauí.

A corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julga mais três prefeitos acusados de irregularidades no pleito de 2008. Os gestores que podem perder o cargo são das cidades de Lagoa Alegre do Piauí, Tamboril do Piauí e Anísio de Abreu.

Amanhã, o Tribunal irá julgar a prefeita e viceprefeito do município de Lagoa do Piauí, Gessimar Neves Borges Costa e Diógenes Moita Costa, respectivamete. Na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo movida por Eliane Rodrigues de Alcântara Sousa, candidata a vereadora da cidade em 2008, os gestores são acusados de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico.

O relator do processo é o juiz José Acélio Correia. A corte também julga amanhã uma representação contra Danilo Valente de Sá e José Pinto de Aguiar, respectivamente, prefeito e vice do município de Tamboril do Piauí. A ação tem como relator o juiz José Acélio Correia e foi movida pelo candidato a prefeito derrotado nas últimas eleições municipais.

Ainda nessa terça-feira, o Tribunal vai julgar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra o prefeito da cidade de Anísio de Abreu, Carlos Augusto Antunes da Silva, e o vice, Francisco José da Mota. Entre as acusações que pesam contra os réus, estão abuso de poder econômico e compra de voto.

O relator dos autos é o juiz Jorge da Costa Veloso. Além do julgamento dos prefeitos nesta semana, o TRE julga hoje a prestação de contas do PTB de Teresina, que foi reprovada pelo Juízo Eleitoral da 2ª Zona.

Fonte: Raphael Reis