TRE-PI julga três prefeitos e recurso de Manin Rêgo

Além do caso de Barras, o TRE-PI julga ainda uma ação penal contra a prefeita de Luzilândia, Janaína Marques, na terça-feira.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) julga hoje mais um recurso do ex-prefeito de Barras, Francisco das Chagas do Rêgo Damasceno, o Manin Rêgo (PMDB). Cassado no início do ano junto com o vice-prefeito, Manoel Almeida, acusado de abuso de poder econômico e compra de votos durante as eleições municipais de 2008, Manin entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra Joaquim Lucas, candidato nas eleições suplementares marcadas para 2 de maio .

O relator do processo é o desembargador Raimundo Eufrásio. Além do caso de Barras, o TRE-PI julga ainda uma ação penal contra a prefeita de Luzilândia, Janaína Marques, na terça-feira. O autor da ação é o Ministério Público Eleitoral, através do procurador regional eleitoral Marco Aurélio Adão. Ela é acusada do crime tipificado no artigo 229 do Código Penal, falsidade ideológica. O desembargador Haroldo Rehem é o relator do processo.

Também estará sendo julgado pela Corte, o prefeito de Antônio Almeida, Alcebíades Borges do Rêgo e o vice, Antonio César Pereira. O recurso contra a expedição de diploma sob acusação de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, é de autoria do candidato que perdeu as eleições de 2008, José Anchieta Pereira dos Santos. O juiz Kássio Nunes Marques é o relator do processo.

Outro recurso contra a expedição de diploma será contra a prefeita e vice de Elizeu Martins, Teresinha de Jesus Miranda Dantas e Tamires Alves Duarte. Marcos Aurélio Guimarães de Araújo e José Washinton de Brito Correia, candidatos a prefeito e vice-prefeito derrotados em 2008 são os recorrentes. Os casos de doações ilegais do pleito de 2006 continuam em pauta. Mais de 20 ações serão julgadas pelo Tribunal esta semana. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte