TRE reduz nº de tropas para 29 municípios no Piauí

Com tropas federais em 46 municípios no primeiro turno da disputa eleitoral, o segundo turno deverá contar com uma quantidade reduzida de policiais

Com tropas federais em 46 municípios no primeiro turno da disputa eleitoral, o segundo turno deverá contar com uma quantidade reduzida de policiais. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o desembargador Raimundo Eufrásio, a diminuição das tropas foi um pedido dos juízes eleitorais das zonas no interior. ?Foi um pedido dos próprios juízes das comarcas. Verificamos que era desnecessário. Não é que houve exagero no primeiro turno, mas a tese é que se queres a paz prepara-se para a guerra?, disse.

A logística de segurança e as metas para garantir a votação livre dos piauienses no segundo turno foi definida ontem em uma reunião com as autoridades responsáveis pela segurança no Estado. Estiveram presentes os Superintendentes da Polícia Federal, Comandante da Polícia Militar, Secretário de Segurança Pública, Superintendentes da Polícia Rodoviária Federal, o Comando do Exército no Piauí. ?Nos lugares de maior acirramento vamos ter tropas. Serão municípios como Picos, Oeiras e Canto do Buriti?, ressaltou.

Eufrásio destacou ainda que serão mantidas as medidas de segurança adotadas no primeiro turno, principalmente em relação ao transporte de eleitores e a fiscalização pra evitar a boca de urna . ?O eleitor, o cabo eleitoral e as coligações estão conscientes do seu papel. A eleição será fiscalizada para que tenhamos um pleito livre e independente e para que o resultado seja verdadeiramente uma manifestação espontânea do eleitor?, argumentou.

O desembargador fez ainda uma comparação entre o primeiro e o segundo turno. ?O segundo turno é uma continuidade: fizemos a cirurgia e estamos no pós-operatório, não só para a intervenção cirúrgica mas sobretudo para a recuperação do paciente?, disse. Ao todo, 1.800 policiais militares viajaram para o interior do Estado no primeiro turno. Apenas em Teresina, o policiamento contou com 590 policiais em 462 locais de votação, de um total de 1.729 seções. Também foram registradas ocorrências de crimes eleitorais em 32 municípios do Estado, com infrações como boca-de-urna, transporte de eleitores e apreensão de cavaletes.

Os municípios que terão reforço de tropas federais são: Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Curimatá, Júlio Borges, Monsenhor Gil, Picos, Jardim do Mulato, Anísio de Abreu, Dirceu Arcoverde, Campo Maior, Joaquim Pires e Murici dos Portelas, Oeiras, Picos, Uruçuí, São João do Piauí, Pedro Laurentino, Lagoa do Barro do Piauí, Nova Santa Rita, Luzilândia, Santa Filomena, Canto do Buriti, Fronteiras, Alegrete do Piauí, São Julião. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte