TRE: Três prefeitos serão julgados esta semana

O Ministério Público Eleitoral acusa os gestores de terem praticado compra de votos nas eleições de 2008

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) julga três prefeitos esta semana. Hoje, a Corte eleitoral vai analisar o caso do prefeito do município de Fronteiras, Osmar Sousa, e seu vice, Norberto Ângelo Pereira Brito.

O Ministério Público Eleitoral acusa os gestores de terem praticado compra de votos nas eleições de 2008. Além do pedido de cassação dos mandatos, o MPE-PI solicita a aplicação de multa. O juiz Kássio Nunes Marques é o relator do processo.

Outro prefeito que poderá perder o cargo nesta segunda-feira é o gestor municipal de Corrente, Benigno Ribeiro de Sousa Filho, e o vice-prefeito, Vicente Natan Martins.

O juiz Jorge da Costa Veloso é o relator do caso, que teve o julgamento adiado na sessão do último dia 16. Os gestores também são acusados de captação ilícita de sufrágio no pleito de 2008.

A prefeita do município de Buriti dos Lopes, Francisca Ivana Fortes, e sua vice, Elcira Castelo Branco, irão responder na terça-feira a uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME). Elas são acusadas de compra de votos e conduta vedada nas últimas eleições municipais. O relator do caso é o juiz Marcelo Carvalho Cavalcante.

Esta semana o TRE-PI também deve iniciar os julgamentos das prestações de contas dos candidatos que disputaram o pleito deste ano. A Corte dará prioridade aos eleitos, que serão diplomados no próximo dia 17 de dezembro.

O ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) e o governador Wilson Martins (PSB), que disputaram o comando do Palácio de Karnak no segundo turno, devem prestar contas até o próximo dia 30 de novembro. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte