Tropas federais irão atuar em 49 cidades e juiz pede proibição de manifestação política

Além de tentar minimizar possíveis conflitos políticos, o magistrado solicitou um aumento do efetivo militar

A quantidade de municípios que terão reforço de tropas federais nas eleições deste ano no Piauí está aumentando. O número saltou de 39 para 49 cidades na sessão de ontem do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). De acordo com o presidente do TRE-PI, o desembargador Raimundo Eufrásio, os pedidos foram aceitos por serem avaliados como ?pertinentes? pela Corte.

O acirrado clima eleitoral deste ano também motivou que o juiz Múcio Miguel Meira pedisse a proibição da realização de carreatas, passeatas, aglomerações e foguetórios até a véspera do dia da votação no município de Santa Cruz do Piauí.

Além de tentar minimizar possíveis conflitos políticos, o magistrado solicitou um aumento do efetivo militar para garantir a segurança dos eleitores no dia 3 de outubro.

A cidade realizou essa semana a posse da nova prefeita, Jandira Nunes Martins (PSB), que substituiu o prefeito cassado, Jurandir Martins dos Santos (PTB). O ex-gestor foi acusado de compra de votos no pleito de 2008. A Justiça determinou a posse da segunda colocada, que é ligada politicamente ao governador Wilson Martins (PSB). (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte