Twitter é vitrine dos políticos piauienses

O Twitter, microblog que permite a postagem de mensagens com até 140 caracteres, já foi adotado por dois pré-candidatos às eleições de outubro

Em pleno ano eleitoral, a rede virtual foi atacada pelos políticos piauienses. O Twitter, microblog que permite a postagem de mensagens com até 140 caracteres, já foi adotado por dois pré-candidatos às eleições de outubro no Estado e a quantidade de deputados e vereadores piauienses que aderiram à vitrine que proporciona um contato direto com os eleitores, ultrapassa os 30.

O Twitter do governador Wilson Martins (PSB), que irá disputar a reeleição, é atualizado constantemente pelo próprio Wilson, que contabiliza mais de mil seguidores. O governador agradece as mensagens postadas pelos internautas e responde às críticas e sugestões dos eleitores. Em um post endereçado ao deputado estadual Luciano Nunes Filho (PSDB) no último sábado, Wilson afirmava que ?a prioridade é a gestão pública. Trabalhamos incansavelmente, com a responsabilidade do equilíbrio. Eleição é apenas parte?.

A resposta foi dada a uma mensagem de Luciano no Twitter, declarando que ?O governo do Wilsão se limita a administrar a quebradeira do Estado e negociar a formação da chapa da sua eleição?. Outro pré-candidato ao Governo estadual que usa a rede social assiduamente é o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB). Sílvio ultrapassa os 800 seguidores e já soma 481 ?tweets?, ou seja, mensagens postadas, em apenas duas semanas. Foi no Twitter que Sílvio anunciou em primeira mão a vinda do pré-candidato do PSDB à Presidência, o ex-governador José Serra, ao Piauí, prevista para maio.

?Estou fascinado com a capacidade de rever pessoas e conhecer novos amigos. Com o limite de palavras, aprendemos a ser objetivos e a sintetizar as idéias. Mesmo me deslocando me informo das notícias, pois sigo os principais meios de comunicação através do celular?, explicou Mendes ao Jornal Meio-Norte. ?Independente de eleição, pretendo continuar usando?, garante. Um dos políticos piauienses com maior número de seguidores é o senador Mão Santa (PSC). São 3.159 internautas acompanhando tudo o que o senador escreve.

Apesar da penetração de apenas 34 % no país, a vantagem da internet está na rigidez mais branda aplicada pela Justiça Eleitoral em comparação com o rádio e à TV no Brasil. A popularização do Twitter na política começou em 2008, na eleição que escolheu o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O sucesso do americano no mundo on line empolgou os brasileiros. Hoje, os três principais pré-candidatos à Presidência no país, a ex-ministra da Casa Civil Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB) e a senadora Marina Silva (PV) utilizam a ferramenta como forma de ampliar o alcance das propostas e ainda moldar a imagem junto aos eleitores. (S.B.)

Saiba quem são os políticos ?tuíteiros? do Piauí:

Pré-candidatos a governador / Endereço

Sílvio Mendes (PSDB) / http://twitter.com/silviomendespi /

Wilson Martins (PSB) / http://twitter.com/WiLSONnMartins /

Senadores / Endereço

Mão Santa (PSC) / http://twitter.com/maosantapiaui /

Deputados federais / Endereço

Antônio José Medeiros (PT) / http://twitter.com/antoniojosept

Átila Lira (PSB) / http://twitter.com/atilalira

Ciro Nogueira (PP) / http://twitter.com/ciro_nogueira

José Maia Filho, o Mainha (DEM) / http://twitter.com/dep_mainha

Júlio César (DEM) / http://twitter.com/DepJulioCesarPI

Marcelo Castro (PMDB) / http://twitter.com/MarceloCastroPI

Nazareno Fonteles (PT) / http://twitter.com/dep_nazareno

Osmar Júnior (PCdoB) / http://twitter.com/DepOsmarJunior

Deputados estaduais / Endereço

Assis Carvalho (PT) - http://twitter.com/assis_carvalho

Ana Paula (PMDB) - http://twitter.com/Dep_AnaPaula

Antônio Félix - http://twitter.com/antoniofelixpps

Cícero Magalhães (PT) - http://twitter.com/CICEROMAGALHAES

Flora Izabel http://twitter.com/floraizabel

João de Deus (PT) - http://twitter.com/DEPJOAODEDEUS

Luciano Nunes (PSDB) - http://twitter.com/LucianoNunesF

Lilian Martins (PSB) - http://twitter.com/lilianmartins40

Marden Menezes (PSDB) - http://twitter.com/marden_menezes

Warton Santos (PMDB) - http://twitter.com/WARTON_SANTOS

Vereadores de Teresina

Firmino Filho (PSDB) - http://twitter.com/firmino_filho

Rodrigo Martins (PSB) - http://twitter.com/RodrigoPSB

Edson Melo (PSDB) - http://twitter.com/EDSONMSMELO

Presidente regional do PT: Fábio Novo (PT) - http://twitter.com/fabio_novo

Roberth Paes Landim ? prefeito de São João do Piauí - http://twitter.com/prefeitoroberth

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte