UBS do bairro Vila Bandeirantes beneficiará 3.844 famílias

A UBS teve dois consultórios odontológicos reformados

A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), entregou na manhã desta segunda-feira (31) a reforma da Unidade Básica de Saúde Vila Bandeirantes, zona Leste da capital.

A UBS recebeu diversas melhorias, onde todos os ambientes foram padronizados segundo o Ministério da Saúde. A área para atendimento coletivo foi readequada e o número de consultórios odontológicos e médicos foram ampliados.

“Há muito tempo esperávamos a reforma dessa unidade de saúde. E hoje queremos agradecer a Prefeitura de Teresina pela entrega da obra”, disse o presidente da Associação de Moradores da Vila Bandeirantes, José Roberto Leite.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luciano Nunes, lembrou aos presentes dos investimentos que a PMT tem feito na saúde pública, em especial à atenção básica em saúde.

“Hoje estamos investindo, não só na reestruturação física, mas também na área dos recursos humanos. Nós já convocamos mais de 2.300 aprovados em concurso público”, afirmou ele.

“O mês do aniversário de Teresina serve para lembrarmos dos nossos sonhos para que possamos continuar avançando ainda mais a cada dia”, disse o prefeito Firmino Filho, ressaltando, que não só atenção básica em saúde, como também a área de urgência e emergência em saúde estão tendo investimentos na capital.

“Essa foi uma das unidades em que nós colocamos mais energia para que fosse finalizada da forma mais adequada. É uma unidade que foi construída em 1984 e estava precisando de diversas melhorias para que as quatro Equipes de Saúde da Família que atuam no local possam trabalhar da melhor maneira para atenderem bem a população da região”, falou Ribamar Santos, diretor da Regional de Saúde Leste/Sudeste da FMS.

Ele lembrou ainda que, de acordo com a demanda do lugar, mais duas Equipes de Saúde da Família podem ser implantadas para atendimento à comunidade. Para a reforma da Unidade de Saúde Vila Bandeirantes foi feito um investimento da ordem de R$235.454,94.

A UBS teve dois consultórios odontológicos reformados e outro construído; um escovódromo construído; uma sala de procedimentos ampliada; uma sala de vacina; cinco consultórios médicos reformados e um construído; uma farmácia reformada; o SAME (marcação de consultas) foi ampliado; a sala de esterilização foi reformada; a sala de expurgo foi construída.

Dois banheiros foram construídos e adaptados para portadores de necessidades especiais e dois banheiros de uso geral foram reformados, sem falar da sala de aerosol que foi ampliada; da sala de coleta reformada, entre outras benfeitorias.

A Unidade de Saúde Vila Bandeirantes atende 3.844 famílias, um total de 14.530 pessoas. A Unidade assiste às comunidades dos bairros Vila Bandeirante I e II, Morros, Vila Firmino Filho, Porto do Centro e Vila Maria. A porta de entrada dos serviços de saúde são as Unidades Básicas, que oferecem a atenção primária à população tendo como referência o Programa Saúde da Família. Cada Equipe de Saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Teresina possui hoje 90 Unidades Básicas de Saúde.

As Unidades Básicas de Saúde contam ainda com suporte dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), formados por outros profissionais, como fisioterapeutas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.


Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Fonte: Ascom