Veja a situação de cada Estado nesta reta final

Pesquisas feitas nas ultimas semanas

Na véspera da votação de 31.out.2010, o quadro geral das pesquisas de opinião mostra indefinição nas eleições de Alagoas e de Goiás. Nesses Estados, as sondagens mais recentes indicam empate técnico entre os concorrentes, pois a diferença entre eles não supera a margem de erro.

O quadro abaixo mostra os resultados mais recentes dos institutos de pesquisa para o Distrito Federal e os 8 Estados que têm 2° turno para governador:

Apesar da indefinição, tanto em Alagoas quanto em Goiás é mantida a tendência de o candidato que venceu o 1° turno estar numericamente à frente. Na história recente das eleições e em 2010, o favorito para vencer o 2° turno é quem venceu o 1°, como publicou o blog em 6.out.2010.

A única virada de 2010 registrada pelas pesquisas, até agora, está no Amapá. Camilo Capiberibe (PSB) perdeu o 1° turno para Lucas Barreto (PTB), mas agora lidera a disputa, segundo o Ibope.

Outra peculiaridade de 2010 é ser o ano em que o menor percentual de eleitores vai votar para governador e presidente da República no 2° turno: apenas 14% do total. Em 2006, foram 41,4%. Em 2002, 53,3%. Aqui, comentário do Blog sobre essa queda.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br