Vereador Gilberto Paixão quer incentivar energia solar em Teresina

Ação ainda visa a conscientização, retratando o bem coletivo

Tramitando no Legislativo Municipal, o projeto de lei do vereador Gilberto Paixão (PT) começa a atrair as atenções na Câmara de Teresina; pautado na construção do Programa de Incentivos ao Uso de Energia Solar nas Edificações Urbanas e Rurais da capital, a matéria busca promover as medidas necessárias ao fomento e o desenvolvimento tecnológico do sistema de aproveitamento desse tipo de energia. Nisso, a ação ainda visa a conscientização, retratando o bem coletivo promovido por tal iniciativa.

Nessa relação, o parlamentar também indicou em torno da exposição de um indicativo de lei, complementando a matéria principal, em que solicita à gestão teresinense a instituição de uma política municipal de incentivo ao uso de energia solar e de consórcio entre o Município e o Estado para a instalação de sistema de captação de energia solar em órgãos públicos e residências de baixa renda.

REDUÇÃO – Na justificativa da proposição, Paixão ainda inseriu que caso seja aprovada no Poder e em seguida, sancionada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), a matéria significará em melhorias estritas para a população teresinense, possibilitando ainda uma redução na demanda de energia elétrica, principalmente nos horários em que o consumo é maior. Tal definição contempla uma alternativa, ensejando o debate do momento no Piauí, condizente a ampliação das energias renováveis, tendo em vista o elevado potencial da nossa terra.

Fonte: Francy Teixeira