Vereadores acionarão MP contra a Quálix

Vereadores esperam que a empresa seja responsabilizada por irrgularidades na limpeza pública da capital

Os vereadores de Teresina só voltam do recesso em fevereiro. No entanto, os trabalhos não param. Os vereadores R.Silva (PP) e Décio Solano (PT) já estão com os trabalhos em pleno vapor percorrendo a cidade para mapear os pontos de lixo na capital. A idéia é elaborar um relatório das irregularidades encontradas para acionar o Ministério Público contra a Qualix, empresa responsável por fazer a limpeza pública na capital.

As vistorias pela capital iniciaram ainda no final do ano passado. Os vereadores já percorreram os pontos localizados nas zonas sul e sudeste e, a partir desta terça, iniciarão o mapeamento nos pontos da zona norte e leste. Segundo o vereador Décio Solano, já foram constatados 102 terrenos baldios que estão servindo como lixões a céu aberto na capital.

Para o vereador, o problema acontece porque a empresa contratada para fazer o recolhimento do lixo, que no caso é a Qualix, não está cumprindo seu papel. ?A empresa está sendo paga para recolher o lixo e fazer a limpeza em toda cidade. Se estamos encontrando encontrando esses lixões a céu aberto é porque a empresa não está cumprindo sua responsabilidade. Então, acionaremos o Ministério Público para tomar as providências cabíveis e a empresa será responsabilizada?, argumenta.

As regularidades encontradas estão sendo documentadas com depoimentos e fotos. O vereador acrescentou que o papel do vereador é fiscalizar. ?E estamos cumprindo o nosso papel de fiscalizar e cobrar providências?, frisa, lembrando que os vereadores se concentrarão na Camara, a partir das 7:30 horas, e de lá, sairão para realizar as vistorias. (M.M)

Fonte: Mayara Martins