Visita de Lula faz Patrus Ananias crescer 7 pontos em BH, diz Ibope

É a terceira pesquisa Ibope sobre a corrida à prefeitura de BH.

O ex-ministro Patrus Ananias (PT) cresceu sete pontos percentuais, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira, e se aproximou do prefeito Marcio Lacerda (PSB) na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte. Em relação ao último levantamento, o candidato à reeleição perdeu dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, mas segue na dianteira, com 44% das intenções de voto. Já o petista aparece com 30% das declarações de voto.


Visita de Lula faz Patrus Ananias crescer 7 pontos em BH, diz Ibope

É a terceira pesquisa Ibope sobre a corrida à prefeitura de BH. A diferença entre as intenções de voto nos dois candidatos permaneceu praticamente estável entre o primeiro e o segundo levantamento. Feitas em 3 e 16 de agosto, as pesquisas mostravam Lacerda na frente de Patrus com 22 e 23 pontos a mais, respectivamente. Entre o atual levantamento e o último, a diferença caiu para 14 pontos.

Maria da Consolação (PSOL) e Vanessa Portugal (PSTU) obtiveram, cada uma, 1% das intenções de voto. Os outros três candidatos não pontuaram. Votos brancos e nulos caíram de 13% no último levantamento para 11% no atual. Já 13% dos entrevistados responderam que ainda não sabem em quem vão votar. Lacerda e Patrus tiveram praticamente a mesma rejeição: 20% e 19%, respectivamente. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 345/2012. Foram ouvidos 805 eleitores.

O resultado sai num momento de acirramento da campanha, com ataques, nos palanques, dos principais padrinhos dos dois candidatos. No comício na campanha de Patrus, o ex-presidente Lula disse que Lacerda é um ?tocador de obras? que ?tem dificuldades para sorrir?. Disparou críticas também ao governador Antonio Anastasia (PSDB), dizendo que, se o tucano pudesse, falaria que o Estado está quebrado.

As declarações foram rebatidas pelo senador Aécio Neves (PSDB), que usou o mensalão para criticar o PT. Citando a condenação de dirigente do Banco do Brasil pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Aécio disse que o PT tem dificuldades de separar o público e privado, usando ?empresas públicas? em seu benefício. Depois de um início discreto, o tucano tem participado com mais frequência da campanha de Lacerda.

Dirigentes petistas avaliam que o crescimento na pesquisa é resultado do início da campanha na televisão. Apesar de dizerem que a presença de Lula na capital pode ter tido peso, já que a pesquisa foi feita dois dias depois, eles dizem que é difícil avaliar o impacto da ida do ex-mandatário à cidade. Até o fechamento desta edição, Patrus não havia se manifestado publicamente sobre a pesquisa.

Já apoiadores de Lacerda dizem que o crescimento do petista já era esperado depois de o início da campanha na TV, uma vez que a candidatura de Patrus foi lançada há pouco mais de um mês. Na reta final da campanha ? que deve acabar no primeiro turno, já que os outros candidatos não têm obtido intenções de voto expressivas -, Lacerda vai explorar mais a imagem de Aécio.


Visita de Lula faz Patrus Ananias crescer 7 pontos em BH, diz Ibope

Fonte: O Globo