W.Dias defende produtos piauienses ao fazer o lançamento da Expoapi

A expoapi será realizada no período de 06 a 13 de dezembro

Image title

O Governador Wellington Dias realizou nesta terça-feira (20),, no Palácio de Karnak, o lançamento oficial da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) de 2015 que deverá ser realizado no período de 06 a 13 de dezembro.

Será a 65ª edição da Expoapi que pretender ser a maior de todas, já que o Piauí está consolidado como área livre da aftosa.

O governador Wellington Dias declarou que o agronegócio piauiense é um dos grandes responsáveis por alavancar a economia do estado e que, por este motivo, o Governo do Estado é parceiro e incentivador da exposição.

O chefe do executivo do Estado ressaltou que a edição de 2015 da Expoapi deve deixar como saldo positivo a qualificação profissional na organização produtiva e avançar mais um passo na industrialização de produtos do campo gerando capacidade de comercialização no mercado interno e externo. “Já em 2016 devemos garantir investimentos do setor privado para dar as condições dos frigoríficos de industrializar a carne produzida no estado, para que possa ser consumida no Piauí e até exportar para outros estados”, explicou Dias.

O governador acrescentou que, durante o evento, os bancos públicos e privados devem oferecer linhas de crédito para que os criadores tenham a capacidade de investir em melhoramento genético. “O objetivo é possibilitar a comercialização de animais do Piauí para outros estados, tornando-os competitivos, o que gera renda e é uma forma de compensar os investimentos na feira”, concluiu Wellington.

De acordo com o deputado João Madison, presidente da Associação de Criadores de Gado Zebu (APCZ), o evento, que será realizado de 6 a 13 de dezembro, no Parque de Exposições de Teresina, contará com vaquejadas, feiras agropecuárias, concurso leiteiro, exibição de feiras agrícolas e uma vasta programação de shows com atrações nacionais e locais. “A Expoapi vai ainda expor as cadeias produtivas do mel, do caju, piscicultura, suinocultura e agricultura familiar”, explicou o deputado.

Reunindo 16 estados e cerca de 250 expositores, a Expoapi contará com seis leilões em que serão comercializados 3000 animais. A expectativa é que a feira movimente em média R$ 12 milhões em negócios. A Expoapi deve reunir um público de cerca de 100 mil pessoas e gerar 1.300 empregos indiretos. A Expoapi também contará com a exposição de 1.300 bovinos de corte e leiteiro, 740 equinos e 1.500 ovinos e caprinos. 

Fonte: Ccom