W.Dias e ministro participam de inauguração de pista de atletismo

Estrutura recebeu R$ 9,3 milhões do Governo Federal

O governador Wellington Dias inaugurou a primeira pista de atletismo oficial do estado, estrutura localizada no setor de esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A cerimônia conta com a presença do ministro do Esporte, Ricardo Leyser, e o reitor em exercício da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Hélder Nunes da Cunha.

A estrutura recebeu investimentos de R$ 9,3 milhões do Governo Federal e faz parte da estratégia de nacionalização dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A pista, instalada numa área total de nove mil metros quadrados, tem 400 metros, além das áreas para a prática de arremessos e saltos. Com oito raias, o equipamento estará apta a buscar certificação internacional nível 2 da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo, na sigla em inglês).

Segundo o reitor, a pista de atletismo é um sonho antigo dos esportistas piauienses e será utilizada para o desenvolvimento de um projeto pedagógico visando à promoção da prática do atletismo não só pela comunidade acadêmica, mas para a população local. "O Piauí tem vocação para o atletismo. Temos vários piauienses que se destacaram em competições nacionais e internacionais, sem uma estrutura adequada para treinamentos. Agora com a pista, tenho certeza que vamos incentivar muito a prática do atletismo no estado e, em consequência, teremos muitos outros piauienses se destacando no Brasil e no mundo nessa modalidade de esporte”, destacou. “A pista de atletismo apesar de estar no espaço físico da UFPI, ela não é só da UFPI, é uma pista a ser colocada à disposição de toda a comunidade", completou.

O ministro Ricardo Leyser lembrou que a estrutura dará suporte a formação de novos atletas e ao alto rendimento, nacionalizando os benefícios da realização do megaevento esportivo. “Nós trabalhamos com quatro conceitos relativos ao legado dos Jogos Rio 2016: que seja amplo, chegando a todas as modalidades; democrático, da base ao alto rendimento; nacional, chegando a todas as unidades da federação; e a longo prazo, que não se esgote no ano neste ano e esta inauguração é prova deste compromisso”, disse.

Fonte: Com informações do Portal do Governo