Governador empossa os membros do Conselho da Pessoa Negra;fotos

A solenidade aconteceu no salão branco do Palácio de Karnak

Wellington empossa membros do Conselho da Pessoa Negra

Image title

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (17) no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias empossou os novos membros do Conselho Estadual da Pessoa Negra.

O conselho foi criado em 2002, através de um projeto de lei da então deputada estadual Francisca Trindade, o órgão é vinculado à Secretaria Estadual de Justiça e objetiva fortalecer entidades e fomentar o desenvolvimento de políticas públicasa para o movimento negro no Piauí.

Assunção Aguiar, uma das componente do grupo afrocultural Coisa de Nêgo, o Conselho tem entre suas funções trabalhar para que as comunidades quilombolas sejam efetivamente assistidas com políticas de inclusão social.

Em seu discurso, o governador Wellington Dias falou sobre a necessidade de promover a inclusão da pessoa negra de maneira democrática e participativa, adotando políticas inclusivas e ampliando o debate social sobre a questão racial, combatendo a discriminação e garantindo o direito à cidadania. “A inclusão deverá ser feita em todas as áreas. É importante a revitalização e fortalecimento deste conselho, pois reflete a nossa preocupação com todo os setores da sociedade”, explicou Dias.

O conselho será representado por 12 membros titulares e 12 suplentes, representado as secretarias de Justiça e de Educação, Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Agentes de Pastoral Negros, Núcleo Ifaradá da Universidade Federal do Piauí, OAB-PI, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, igrejas evangélicas e outras entidades.

Image title



Fonte: Ccom