Audiência de Governador no Rio será sobre gás e petróleo no Piauí

O governador viajará nesta quinta com o secretário de mineração

Image title


O Governador Wellington Dias e o Secretário de Mineração, Luiz Coêlho estarão no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (20) para cumprir agenda para discutir a utilização de fontes de energia renováveis no processo de industrialização e acompanhar o andamento da pesquisa e exploração de gás e petróleo na Bacia do Parnaíba, no Piauí.

O Secretário de Mineração, Luiz Coêlho explica que durante audiência do Rio de Janeiro será tratado sobre a Bacia do Parnaíba. " Será traçado ainda o plano de ação ao longo desse semestre e do próximo, juntamente com o governador Welligton Dias e a empresa Ouro Preto, responsável pela exploração˜, revela o secretário.


Durante as audiências, o Governo do Estado terá acesso aos cronogramas de pesquisa e investimentos das empresas que visam realizar a extração de materiais energéticos no Piauí. “O principal objetivo será analisar o planejamento e os investimentos que a empresa Ouro Preto tem traçado para dar andamento à exploração, notadamente na região de Floriano, Sul do estado”, acentua o secretário.

Outros assuntos serão tratados na viagem ao Rio de Janeiro, entre eles está a audiência com a Mineradora Piauí Níquel e Terra Cal, para definir o programa de atividades da empresa e a data de início para a busca de níquel no Piauí, além da discussão sobre a utilização da energia solar no auxílio à exploração do minério de ferro no solo piauiense. Durante as reuniões, serão determinadas quais áreas do território estadual estão disponíveis para leilões, objetivando explorações futuras.

A Bacia do Parnaíba está presente nos estados do Piauí e Maranhão, mas quando o assunto é exploração de gás e petróleo, a bacia localizada no Piauí é notável e mais acessível. Segundo estudos técnicos, isso se deve, principalmente, a superficialidade, que facilita a pesquisa e extração.

Agenda Internacional

O Governo do Estado, juntamente com uma comitiva do setor de mineração da Associação Industrial do Piauí e das universidades Federal e Estadual do Piauí, está negociando uma viagem à Alemanha para discutir a apresentação e avaliação do estado, no que diz respeito à energia solar e outras fontes de energias renováveis. A viagem inclui ainda a assinatura de convênios e um estreitamento de relações envolvendo a troca de experiências voltada para a língua alemã e portuguesa.

A viagem está marcada para a segunda quinzena de setembro, aguardando apenas a confirmação das autoridades alemãs.

Fonte: Ccom