Wellington decreta luto pela morte de Chagas Rodrigues

O Governo do Estado do Piauí lamentou o falecimento do político brasileiro Francisco das Chagas Caldas Rodrigues

O governador Wellington Dias decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-governador e ex-senador do Piauí, Chagas Rodrigues, ocorrido ontem, dia 07, após parada cardíaca durante uma cirurgia para retirada de uma sonda no Hospital Santa Lúcia, em Brasília.

O Governo do Estado do Piauí lamentou o falecimento do político brasileiro Francisco das Chagas Caldas Rodrigues. Piauiense, nascido em Parnaíba no ano de 1922, formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo. Oficial da Reserva do Exército Brasileiro. Foi assessor jurídico do Ministério da Fazenda e Professor do CEUB.

Cassado pelo AI-5, foi assessor do Governo do Distrito Federal. Deputado Federal de manifestações contrárias ao regime da época, Chagas Rodrigues foi um fiel defensor das entidades e das manifestações democráticas brasileiras. Considerado um dos grandes vultos da história desenvolvimentista piauiense, o então Governador foi alçado ao plano dos cidadãos que comungavam o progresso e a emancipação do Estado. Construiu e abriu as fronteiras para o progresso, defendendo uma justa política de engrandecimento e de investimentos.

Polido, reservado, austero, competente e determinado, empunhou, durante sua administração, a bandeira do desenvolvimento do Piauí. Construiu estradas, escolas, hospitais. Saneou, buscou a parceira para a construção de uma nova identidade estadual.

Deputado Federal por 4 mandatos, seu nome é uma legenda inscrita no rol dos maiores políticos brasileiros, pela sua habilidade em estabelecer o diferencial na atuação em defesa dos menos favorecidos. Foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira ? PSDB, ao qual pertenceu e elegeu-se Senador da República.

O Governo do Piauí reconhece o seu bravo trabalho em defesa do Piauí e de seu povo, o que o tornou digno do respeito e do reconhecimento de todos os piauienses, ao tempo em que solidariza-se com sua família enlutada e declara luto oficial pelo prazo de 03 (três) dias.

ENTERRO - ATUALIZADAS AS 20H54

O enterro de Chagas Rodrigues aconteceu às 17 horas deste domingo, dia 08, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília. Participaram do sepultamento o governador Welington Dias e o prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco.

Fonte: Portal Meio Norte, www.meionorte.com