Wellington Dias articula com órgãos federais pleitos para PPA

A proposta é integrar o governo como um todo

O governador Wellington Dias se reuniu durante o final de semana, no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com os gestores dos órgãos federais no Piauí. A reunião foi uma solicitação do governador e da Secretaria de Planejamento (Seplan) com o objetivo de articular a elaboração do Plano Plurianual 2016/2019 (PPA) junto aos órgãos federais.

De acordo com o governador, a proposta é integrar o governo como um todo, já que todos têm um objetivo em comum, que é o desenvolvimento do Piauí. Segundo ele, apesar do ano de 2015 possuir um quadro pessimista, todo o governo está tomando as medidas necessárias para que em 2016 tudo esteja normalizado.

“Nós queremos que, no dia a dia, ao longo desse período, independente da insituição ou gestor, todos os projetos sejam articulados, integrados e encaminhados com cada órgão que tem investimentos no Piauí. De forma bem resumida, queremos que no projeto do PPA e na proposta do orçamento desse ano a gente possa ousar encaminhar projetos estratégicos para as diversas áreas no nosso estado”, explica o governador ao ressaltar que, para que os investimentos cheguem ao Piauí, os projetos precisam estar encaminhados.

O secretário de planejamento, Antônio Neto, explicou o propósito da reunião e reforçou a necessidades do planejamento unificado e articulado entre o Governo Federal e o Estadual. “Esse momento vai permitir que a gente tenha um projeto mais concreto de parceria e será estabelecido um relacionamento melhor entre o Estadual e o Federal. Teremos uma oficina para fazer um documento único do PPA do Piauí, para articular as ações do estado”, completa.

Ficou acordado que será articulado um PPA do Piauí, contando com a colaboração dos órgãos federais com elaboração de projetos que sejam prioritários para o desenvolvimento do Estado. Nesse momento, também foi acertado um próximo encontro em que cada órgão irá apresentar os seus projetos para que sejam integrados no Plano que deve ser apresentado à Assembleia Legislativa do Estado em Outubro. Os gestores que se pronunciaram após a apresentação, como o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes, parabenizaram o governador Wellington Dias pela iniciativa em querer integrar o governo como um todo em prol do desenvolvimento do Piauí.

Fonte: Ananias Ribeiro