Wellington Dias autoriza 1ª empresa a atuar na ZPE de Parnaíba

A cerimônia contará ainda com a presença de várias autoridades

O governador Wellington Dias e o presidente da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí (ZPE), Paulo Roberto, autorizam, nesta quinta-feira (25), no município de Parnaíba, às 9h30, a instalação e funcionamento da Agrocera Indústria, Comércio e Exportação de Cera Vegetal.

A empresa é a primeira a se instalar dentro do módulo da Zona de Processamento.O representante da empresa Agrocera explicará como será a atuação da companhia dentro do mercado de extração e beneficiamento da cera de carnaúba no Piauí.

A cerimônia contará ainda com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais; empresários e industriais.“Este acontecimento será um fato tão importante quanto à publicação do Decreto Presidencial 124/2010, que recriou a ZPE Parnaíba”, pontua o presidente da ZPE, Paulo Cardoso.

A expectativa é de que a empresa já atue na safra de cera deste ano, entre os meses de setembro e dezembro. A chegada da Agrocera irá, além dos empregos diretos, gerar centenas de postos de trabalho no campo. Os equipamentos industriais da empresa entrarão no pátio da ZPE no dia 25, mobilizando onze veículos pesados, entre carretas e caminhões.

Novas empresas

Outras duas empresas já possuem projetos aprovados pelo Conselho Nacional das ZPEs, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e uma terceira está com o projeto em fase final de análise. Outros seis empreendimentos estão com propostas esperando análise do Conselho Nacional.

O local continua recebendo obras estruturais, com destaque para o segundo prédio da Receita Federal, destinado à triagem das mercadorias, antes de serem liberadas para a exportação. Essas e outras obras, previstas para este ano, estão sendo executadas pelo Governo do Estado e pela Companhia Administradora da ZPE, com orçamento da ordem de R$ 20 milhões.

Fonte: Assessoria