Wellington Dias discute equilíbrio financeiro dos Estados no Ceará

Estiveram no Palácio Abolição, na noite desta sexta-feira (28).

O governador Wellington Dias e os demais governadores do Nordeste estiveram reunidos com a presidente Dilma Rousseff, em Fortaleza (CE), no Palácio Abolição, na noite desta sexta-feira (28).

De acordo com o governador, entre os vários pontos tratados as dificuldades do equilíbrio financeiro da União e dos Estados também, especialmente, em áreas como a sustentação na saúde. Wellington acrescenta que foi dito pela presidenta Dilma que não há uma decisão do governo sobre a criação da contribuição sobre movimentação financeira (CPMF). O Fórum dos Governadores do Nordeste, ainda do ano passado já aprovou apoio para que seja priorizada nova fonte de receitas para Saúde. 

O chefe do executivo piauiense reconhece que, na área da Saúde, assim como na Segurança, são graves os problemas para sustentação e é necessário de financiamento urgente. “Considero, porém, o momento de retração econômica delicado para tratar da criação de novo imposto. A rigor, ninguém normalmente apoia imposto, mas tenho a contribuição sobre movimentação financeira como o mais justo e com mais resultados positivos, pois além de isentar os mais pobres e classe média, serve como instrumento de combate à lavagem de dinheiro e crimes tributários, por isto é tão combatido. É um dos poucos tributos capaz de alcançar os mais ricos”, reforçou Dias.

E no que se refere a recursos para os estados, ponto discutido pelos governadores, a ideia é que haja um grupo de trabalho que possa ser apresentado nos próximos dias alternativas para garantir a capacidade de investimento.

Clique e leia mais notícias de política.

Image title


Fonte: Com informações do Portal do Governo