Wellington Dias discute reforma política com Lula, em São Paulo

Wellington Dias discute reforma política com Lula, em São Paulo

Lula discutiu estratégias para envolver a sociedade civil no debate

A reforma política foi tema de um encontro entre o senador Wellington Dias (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo. O encontro também contou com a presença de outras lideranças do Partido dos Trabalhadores. Lula foi escolhido pela cúpula petista para ser o interlocutor da reforma política com o parlamento e a sociedade brasileira. Dias afirmou que Lula ?tem credibilidade para fazer a reforma chegar às pessoas?.

?Nosso objetivo maior é conseguir explicar como funciona e quais são as vantagens do financiamento pú- blico de campanhas para a sociedade. Há um desejo crescente de que este seja um dos principais pontos da reforma política.

Com apoio popular teremos mais chances de aprovar esse tema no Congresso?, argumentou o senador.

Lula discutiu estratégias para envolver a sociedade civil no debate. Será traçado um cronograma de reuniões com presidentes de partidos, governadores e agentes políticos pelo país. O PT vai definir as datas e eventos no encontro do diretório nacional que será realizado nos dias 29 e 30. ?Lula é uma liderança mundial, a participação dele nesse processo é fundamental. No Senado, a oposição já sinalizou que pode debater o tema conosco?, destacou Dias.

De acordo com Wellington Dias, o PT pretende começar a discussão no Senado a partir dos pontos em que há consenso, de forma que a votação aconteça até setembro deste ano. Até 20 de maio, a Comissão de Reforma Política do Senado apresentará ao presidente da Casa, José Sarney, os projetos de lei e as propostas de emenda à Constituição derivadas das decisões tomadas nas reuniões feitas na comissão.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte