Wellington Dias fala sobre eficiência na gestão pública em Fórum

Prevenção e eficiência nas diversas áreas gestoras foram destaque.

Na abertura do I Fórum Piauiense de Controle Interno, nesta segunda-feira (07), o governador Wellington Dias ministrou a palestra “Eficiência na Gestão Pública: desafios à implementação de políticas públicas”. A prevenção e eficiência nas diversas áreas gestoras foram os principais pontos abordados. O evento, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), segue nesta terça-feira (08), com outras palestras, debates e minicursos sobre as práticas eficientes de controle da gestão pública.

Segundo Wellington, a finalidade é garantir soluções para os problemas pelos quais o Piauí tem passado ao longo dos últimos anos. “Precisamos ver, rever, detectar e analisar as principais dificuldades e como preparar a equipe para que não haja a repetição do problema. Isso é prevenção. Ao mesmo tempo, trabalhar para obter maior eficiência na prestação de serviços. Com isso, teremos condições de equilíbrio e de ampliação de investimentos”, atentou Dias.

Cerca de 350 pessoas participam da capacitação. Esse é o primeiro fórum que discute o controle interno no âmbito do Poder Executivo Estadual. “O controle interno é um dos mais presentes, pois deriva do próprio caráter da administração. Sensível à causa, o governador pediu que expandíssemos o debate não só para aqueles que o executam, mas para a sociedade em geral. Essa iniciativa é um marco na história do controle interno do Piauí e quem ganhará não será apenas a controladoria, mas a população como um todo”, destacou o controlador-geral do estado, Nuno Kauê.

Para o secretário de Estado da Administração, Franzé Silva, o grande desafio do setor público não é apenas ter boas prestações de contas, mas a eficiência e o controle dos gastos públicos. “Brasil afora vemos uma total falta de controle no aspecto financeiro e patrimonial dos estados. Nós do Piauí, nos orgulhamos de comemorar o fechamento de um ano fiscal, um ano de exercício de gestão com um patamar de organização e funcionamento dos serviços públicos, ao contrário de vários outros estados”, pontuou o gestor.

Ainda de acordo com o secretário, o Piauí apresenta um diferencial. “Prestar os serviços à sua população, ter o serviço de segurança pública, o sistema de saúde em funcionamento pleno, a educação em patamares de organização e avaliação nacional acima do padrão, se deve não somente à atenção com a nossa receita mas, principalmente, porque esse conjunto de pessoas que fazem a gestão no dia a dia, que atuam na área técnica, que articuladamente com seus gestores têm a preocupação de aplicar bem os seus recursos públicos. Esse fórum vai nos colocar diante de uma série de outras necessidades de avançar”, finalizou Franzé.

A programação do I Fórum Piauiense de Controle Interno conta com palestras e minicursos que abordarão temas como a deficiência na administração, gestão de risco, termo de referência, prestação de contas e captação de recursos e convênios federais. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), com o apoio da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), Escola de Governo (Egepi) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Fonte: Portal Meio Norte