Manutenção das bancadas teve início com boas vitórias, afirma W. Dias

Manutenção das bancadas teve início com boas vitórias, afirma W. Dias

“Conseguimos a votação inclusive da bancada do Piauí, que votou de forma integral”, disse o senador

O senador Wellington Dias considera que a manutenção da bancada federal, embora seja uma luta dura, teve início com boas vitórias na comissão de constituição e justiça, a iniciar com a maioria no Senado, onde, segundo ele, o páreo era mais complexo em virtude da desigualdade na composição.

?Conseguimos a votação inclusive da bancada do Piauí, que votou de forma integral?, disse o senador, considerando que o novo desafio é a votação no Senado federal. ?A gente tem a compreensão de que o Senado precisa se impor e não pode perder prerrogativas para o judiciário.? Conforme a Constituição o número de vagas tem que ser definido no ano anterior à eleição, portanto, mesmo que a gente não consiga votar na Câmara até o dia 05 de outubro, temos grandes chances de garantir o número de vagas atuais?.

O voto, segundo ele, será aberto. ?A nossa compreensão é que o voto secreto se justificava no momento de ditadura, num momento em que, para proteger a vontade do parlamentar em relação ao povo havia a necessidade de ter o voto secreto?, explica Wellington ao considerar que, a partir de agora deve prevalecer a democracia, pois o Estado quer saber em quem o seu representante está votando.

?Eu avalio que o correto é o fim do voto secreto, e é assim que eu vou votar?, encerra.

Fonte: Denison Duarte