Wellington Dias fará parcerias com Agência Nacional de Águas

Na audiência, governador tratou da prevenção à mudança climática

O governador Wellington Dias participou de audiência com o presidente  da Agência Nacional de Águas (ANA), doutor Vicente Andreu Guillo na manhã desta quarta-feira (11). No encontro, o Vicente Andreu acertou apoio da agência em assessoria técnica e também na área de estudos e viabilidades de três projetos importantes.

O primeiro deles é a prevenção à mudança climática e está ligado a um programa que será desenvolvido junto com o Banco Mundial vidando a modernização da área ambiental e de recursos hídricos além de atuar também no monitoramento das barragens para garantir maior segurança na expedição de licenciamentos.

O segundo projeto é um estudo do lençol freático piauiense e controle da vazão de poços jorrantes. “Fizemos isso em gestão anterior e vamos retomar essa parceria com a ANA e a Codevasf”, comenta.

O terceiro projeto discutido foi na área da mudança climática com o apoio, com o aporte de cerca de R$ 5 milhões que ANA está disposta a investir para que o Piauí possa construir barragens maiores e após elas, fazer outras menores, em sequência, para garantir permanência do leito dos principais rios.

O governador ressaltou também a política integrada na área de licenciamento para piscicultura e irrigação. “Esse encontro resultará numa agenda de trabalho nos dias 7 e 8 de junho, em Teresina, onde celebraremos convênios e parcerias com o Governo do Piauí”, informou Wellington Dias.

Fonte: Com informações do Portal do Governo