Wellington Dias garante melhorias para trabalhadores rurais do PI

Bem como a garantia ao direito à propriedade da terra.

O governador Wellington Dias participou, na manhã desta sexta-feira (21), do 12º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Tendo como tema central “Educação, trabalho e democracia – direito não se reduz, se amplia”, o evento tem como objetivo debater as atividades da classe trabalhadora piauiense diante da atual conjuntura nacional. Na oportunidade, Wellington discutiu temas como a regularização fundiária, valorização da educação no campo, o fortalecimento da democracia, a importância da qualificação profissional e da geração de emprego e renda.

Image title


Dias destacou a necessidade de garantir o direito à propriedade da terra, por meio da regularização fundiária. “O Estado já está trabalhando os temas abordados neste congresso, discutindo o enfrentamento à violência e políticas sociais para o povo do campo. Estamos, junto com o Instituto de Terras do Piauí (Interpi), fazendo a completa regularização dos imóveis rurais”, explicou o chefe do executivo estadual.

Na área da educação, o governador afirmou que a Secretaria da Educação (Seduc) está dedicando atenção especial ao problema das escolas multisseriadas, a fim de evitar que um mesmo professor atenda a vários alunos com idade e nível de escolaridades diferentes. “Isso gera distorção idade/série e incentiva a evasão escolar, que é algo que queremos evitar”, garantiu Dias.

Na solenidade, o governador reafirmou ainda o seu compromisso com os movimentos sociais rurais e garantiu que está trabalhando uma série de melhorias para os agricultores; como o pagamento do Seguro Safra e os programas de crédito fundiário. Wellington explicou que tem um elo importante com a classe trabalhadora e destacou a necessidade da distribuição da renda, o que fomenta a economia. “Há uma disputa de interesses de classes, mas tem que haver abertura para todos”, concluiu o gestor.

O presidente da CUT-PI, Paulo Bezerra, destacou que o congresso visa fortalecer as categorias através do debate e que a presença do governador do Piauí é fundamental para estreitar os laços do Governo com os trabalhadores. “O Cecut-PI é um momento para avaliar todas as classes trabalhadoras e as propostas que virão para a diretoria eleita aqui neste congresso. Também iremos fazer uma análise do cenário que estamos vivendo em especial as pautas trabalhistas ocorridas no primeiro semestre”, concluiu Bezerra.
 

Fonte: Assessoria