Wellington vai descentralizar a Fapepi para estimular pesquisa e tecnologia

Isso é o que está previsto na área de ciência e tecnologia do programa de governo do candidato a governador Wellington Dias

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Piauí - Fapepi ? terá um núcleo em cada uma das cinco macrorregiões do Estado, para corresponder às unidades de ensino e pesquisa já instaladas, principalmente à Universidade Federal do Piauí - Ufpi, Universidade Estadual ? Uespi, e o Instituto Federal de Ensino - Ifes.

Isso é o que está previsto na área de ciência e tecnologia do programa de governo do candidato a governador Wellington Dias, da coligação A Vitória com a Força do Povo (PT / PP / PTB / PHS / PR / PROS / PRP / SD).

?A Fapepi deve iniciar um diálogo com os setores produtivos do Estado no sentido de identificar nichos de desenvolvimento que precisam ser pesquisados?, destaca o programa, que cita ainda o resgate do Sistema Estadual de CT&I do Estado do Piauí.

?A ideia é consolidar a Fapepi como o órgão responsável pelo fomento da pesquisa, ciência e tecnologia do Estado, mantendo repasses financeiros estáveis e regulares e dotando-a de técnicos e pesquisadores próprios e qualificados?, ressalta o candidato a governador.

PARCERIAS E DESENVOLVIMENTO - É também proposta de Wellington Dias, se eleito, fortalecer as atividades de pesquisa e inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, bem como apoiar a ampliação e modernização da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica no Estado, através da implantação e fomento a projetos de pesquisa, estabelecendo parcerias com agências de financiamento em CT&I.

A intenção é fazer parcerias com instituições federais, como o BNDES, Finep e CNPq e ministérios, bem como os governos municipais, o Sebrae as Federações de Indústrias, empresas com o objetivo de ampliar a formação de pessoas em nível de graduação e pós-graduação do Estado e também aumentar o quadro de mestres e, especialmente, de doutores no Estado.

Ainda na área de pesquisa, ciência e tecnologia, o programa de governo de Wellington Dias prevê a ampliação e fortalecimento dos Centros de Pesquisas Tecnológicas e a busca de ações junto ao setor privado para criação de processos tecnológicos e de inovação voltados para o desenvolvimento do sistema produtivo estadual; promover ações de fomento de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas, bem como os programas de estímulo à criação de empresas inovadoras; e estabelecer um Programa Estadual de Popularização da Ciência.

Fonte: Assessoria