Wilson: Livre da aftosa, pecuária do Piauí se fortalece e aquece economia

O Piauí é, desde o início da tarde desta terça-feira (3), área livre de febre aftosa com vacinação.

O Piauí é, desde o início da tarde desta terça-feira (3), área livre de febre aftosa com vacinação. Durante solenidade no Palácio de Karnak, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, assinou ato normativo reconhecendo o novo status sanitário animal do estado. O governador Wilson Martins afirmou que, oficialmente livre da aftosa, a pecuária do Piauí se fortalece e aquece economia.

O ministro Antônio Andrade ressaltou que o Piauí fez grandes esforços para sair, em alguns anos, do status ?risco desconhecido? para o status ?área livre com vacinação?. ?O Wilson é médico, mas quando secretário de agricultura colocou o fim da febre aftosa como prioridade. Mas esse trabalho não acabou. Hoje, o Piauí recebe o reconhecimento nacional como área livre de aftosa com vacinação. Agora, deverá trabalhar pela certificação internacional?, comentou.

Antônio Andrade disse ainda que a manutenção do atual status sanitário animal do Piauí e a busca por seu reconhecimento internacional depende da contínua parceria entre poder público e iniciativa privada.

?Esse é um momento pelo qual muito trabalhamos, o fim dessa pecha horrorosa que é a febre aftosa. E os criadores, que foram grandes parceiros do Governo do Estado, já estão sentindo o resultado. Nosso rebanho hoje é valorizado. Isso fortalece nossa pecuária e aquece nossa economia?, avaliou o governador Wilson Martins.

O Piauí possui um rebanho bovino de aproximadamente 1,7 milhão de cabeças de gado. Com o novo status sanitários, os criadores piauienses podem vender seus animais para qualquer estado brasileiro.

Nas últimas dez campanhas de vacinação (que ocorrem, em geral, nos meses de maio e novembro), os índices de cobertura vacinal no Piauí foram superiores a 90%.

O direto-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, José Antônio, ressaltou o esforço do corpo técnico da Adapi, criada em 2005, para que se pudesse alcançar o feito. ?Nossos servidores foram incansáveis a cada campanha. Contamos com a colaboração dos criadores e fizemos nossa parte. Criamos e equipamos a Adapi, realizamos concurso público, procedemos com os Planos de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores?, enumerou.


Wilson: Livre da aftosa, pecuária se fortalece e aquece economia

Fonte: Portal do Governo