Wilson Martins busca vagas para o curso de Medicina em Picos

Wilson Martins busca vagas para o curso de Medicina em Picos

Recentemente o ministro autorizou vagas para o campus da UFPI em Parnaíba

Com o intuito de implantar o curso de Medicina na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no Campus de Picos, o governador Wilson Martins se reunirá, esta semana, com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília. Segundo o gestor, o encontro será uma forma de relembrar o ministro em relação a um desejo antigo do Governo do Estado: implantar o curso de Medicina nos campi do interior.

?Vou aproveitar a oportunidade para pedir 40 vagas para o curso de Medicina em Picos?, ressalta Wilson Martins, ao comentar que nos últimos dias recebeu ligações de Mercadante, o qual teceu vários elogios em relação à atuação do Governo na melhoria das condições educacionais. ?Ele ficou bastante feliz com o fato do Piauí ser o Estado com o melhor nível de realização de matrículas no país?, relata. O governador já se encontra em Brasília para o cumprimento de agenda política, incluindo o encontro com Aloizio Mercadante.

Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação de cerca de 2.500 vagas nos processos seletivos para o curso de Medicina, o que representa um aumento de 15% na área. Cerca de 2.000 novos postos serão oferecidos em universidades federais e outros 500 em particulares. A ampliação começará já a partir do segundo semestre deste ano. Serão priorizadas áreas carentes desse tipo de profissional, principalmente do Norte e Nordeste.

Para o Piauí, o governador Wilson Martins e o secretário da Educação, Átila Lira, receberam a boa notícia do ministro. Serão mais de 100 novas vagas no campus da Universidade Federal em Parnaíba (80 vagas), onde já autorizou o curso para o município, e a ampliação de mais 40 vagas em Teresina já para o vestibular deste ano.

Fonte: CCOM