Wilson Martins decreta estado de emergência em 53 cidades do Piauí

Wilson Martins decreta estado de emergência em 53 cidades do Piauí

A maioria das cidades atingidas está localizada na região Centro-Sul.

O governador Wilson Martins decretou ontem a situação de emergência devido a estiagem em 53 municípios do Estado do Piauí. A maioria das cidades atingidas está localizada na região Centro-Sul, onde o período chuvoso já está em seu final. No mês de fevereiro, o governador criou um fórum especial para acompanhar a seca no semiárido piauiense. O grupo é formado pelas Secretarias de Defesa Civil, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, pelo Ministério da Agricultura e entidades como a Emater, Codevasf, IBGE, entre outros.

O decreto 14.776 do dia 21 de março de 2012 expõe como justificativas a irregularidade nas chuvas que provocaram grandes perdas na produção agrícola, a redução das reservas de água e o baixo nível dos reservatórios em diversas cidades, as dificuldades de abastecimento de água para o consumo humano e animal, além da previsão de precipitações abaixo da média para este ano.

Em sua viagem a Brasília no último dia 13, o governador Wilson Martins esteve com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, com quem definiu um plano de enfrentamento à estiagem no Piauí. Dentre essas ações previstas está o reconhecimento por parte do Governo do Estado e do MI da situação de emergência dos municípios atingidos para que estas cidades possam receber o Cartão Defesa Civil para assistência popular. Com o cartão, é possível realizar a compra de cestas básicas e pagamento de carros-pipa.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte