Wilson Martins entrega polo UAB e inaugura reforma de escola no litoral do Piauí

Wilson Martins entrega polo UAB e inaugura reforma de escola no litoral do Piauí

Para a região já estão previstas novas obras

A educação tem sido cada vez mais priorizada pelo Governo do Estado, pois esta precisa estar disponível a todos. Com esse objetivo, o município de Luís Correia recebeu um polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O núcleo funcionará no Centro Estadual de Educação Profissional Zumira Xavier, escola de ensino médio integrado com o técnico.

Para que o polo fosse instalado, a escola precisou passar por uma estruturação completa para que o ensino a distância venha a ser desenvolvido da melhor forma. ?É muito gratificante inaugurar mai um polo da UAB, pois isso significa que estamos levando a educação para mais perto do povo, ninguém precisa sair do seu lugar para estudar. Esse prédio está moderno e não deixa a desejar em nada, a estruturação foi feita nos moldes do que já existia, uniformizando o prédio. A escola dispõe agora de uma ótima estrutura física e de tecnologia?, pontua o governador Wilson Martins.

A obra realizada na escola também beneficia os estudantes dos cursos técnicos em administração e informática. ?Com essa reforma as coisas melhoraram muito para nós, pois antes se precisássemos fazer uma pesquisa tínhamos que ir a uma lan house e agora a escola tem um laboratório de informática. Além disso, nós não vamos mais ter que se deslocar para Parnaíba para continuarmos os estudos?, analisa Danilo dos Santos Nascimento, estudante do curso técnico de informática.

Um benefício para toda região. É assim que a diretora adjunta da Escola Zumira Xavier define a ampliação e reforma realizada no prédio. ?Esse é um avanço para toda a comunidade estudantil de Luís Correia, pois antes os alunos terminavam o ensino médio e precisavam se deslocar para Parnaíba para continuar estudando e muitos acabavam desistindo por conta do deslocamento, e muitos moram na zona rural, o que dificultava ainda mais o acesso?, afirma.

A escola possui cerca de 400 alunos regulares e dispõe agora de uma biblioteca com dois mil livros, laboratórios de informática, salas de aulas presenciais, sala de web conferência, laboratórios de ensino, banheiros com acessibilidade, além da climatização dos ambientes, dentre outras estruturas.

De acordo com a Prefeita de Luís Correia, Adriane Prado, a parceria município e governo do estado só tem beneficiado a região, pois o foco é o cidadão. ?A parceria existente com o Governo estadual é fundamental para a vida dos moradores desse local. Eu sou professora e trabalhei nessa escola, lecionando para o ensino técnico e me recordo exatamente como essa escola era e posso afirmar que tudo mudou e que agora os nossos alunos terão melhores condições de ensino?, ressalta a prefeita.

Educação também é fortalecida em Parnaíba

A Unidade Escolar Padre Antônio Vieira, escola de ensino fundamental do município de Parnaíba, também passou por uma grande obra de ampliação e construção para dar melhores condições aos alunos. As obras foram realizadas para que a escola possua mecanismos de se tornar tempo integral. Desse modo foram reestruturados biblioteca, refeitório e quadra poliesportiva, dentre outros espaços.

A escola possui 758 alunos matriculados nas modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA) e regular do ensino fundamental. Além de 140 alunos matriculados nos cursos de línguas vinculado ao Intercâmbio disponibilizado pelo Governo do Estado aos estudantes das escolas públicas estaduais.

Próximas Obras no litoral

Durante as solenidades realizadas no litoral do Piauí, na última sexta-feira (20), o governador Wilson Martins entregou 3,33 Km de pavimentação asfáltica para otimizar a mobilidade urbana de Parnaíba. Além destas, será construído um rodoanel ligando as BR?s 343 e 402, o local possuirá três pistas para cada sentido, além de vinte e dois metros de canteiro central, que será utilizado para realização de caminhadas, além da construção de praças no local. ?Quero que esse rodoanel seja um espaço parecido com a Nova Potycabana, incentivando assim ações nas áreas de educação, cultura e esporte?, ressalta o governador.

Fonte: CCOM