Governador W.Martins dá sugestões para ajudar diminuir queda no FPE

Governador W.Martins dá sugestões para ajudar diminuir queda no FPE

O governador sugeriu que o Tesouro Nacional executasse a capitalização das agências de água

A queda de 13% no Fundo de Participação do Estado (FPE) repassado pelo Governo Federal ao Piauí foi motivo de discussão em audiência entre o governador Wilson Martins e o secretário do Tesouro Nacional, Arno Agustin, na última semana, em Brasília. Apenas em abril, o Piauí recebeu R$ 25 milhões a menos do que no mesmo período do ano passado.

?Estamos trabalhando de forma organizada para que todas as contas ficassem acertadas antes do término do ano. No entanto, a diminuição desses repasses faz bastante diferença no orçamento do Estado, já que 55% da nossa receita ainda é proveniente do FPE?, afirmou Wilson Martins.

O governador sugeriu que o Tesouro Nacional executasse a capitalização das agências de água, pois os estados do Nordeste, em especial o do Piauí, vêm destinando um volume expressivo de recursos para minimizar as consequências da estiagem. A ideia foi aceita com simpatia pelo secretário Arno Agustin. ?Gostaríamos de escutar sugestões por parte dos Estados para tentarmos resolver esse problema. Vamos colocar a questão como prioridade?, avalia o secretário do Tesouro Nacional.

Os demais governadores do Nordeste já estão preparando uma série de documentos que devem ser apresentados ao Governo Federal durante uma reunião so-bre a queda do FPE. ?Além da diminuição das receitas estaduais, também vamos pedir uma reavaliação de outras questões, tais como a regulação do comércio eletrônico?, comenta Wilson.

Fonte: Savia Barreto