Principal responsável pela poluição do Rio Poty, em Teresina, é o lixo, diz ONG

Principal responsável pela poluição do Rio Poty, em Teresina, é o lixo, diz ONG

Será feito um estudo das amostras de águas do rio em diferentes pontos de toda a capital para avaliar os danos causados pelo lixão.

A ONG Olho Aberto recebeu uma denúncia informando que o principal responsável pela poluição do rio Poty é o lixão de Teresina, que escorre chorume diretamente nas águas do rio, além dos esgotos residenciais e industriais que não recebem da empresa competente tratamento adequado.

Deste modo, a ONG informa que contratou uma empresa, com recursos de patrocinadores para realizar um estudo nas águas do rio Poty. O estudo consiste na coleta de amostras de águas do rio em diferentes pontos de toda a capital, tanto nas margens anteriores ao lixão, quanto depois do lixão para avaliar os danos causados por este.

A ONG Olho Aberto é uma entidade não-governamental, sem vínculo político-partidário, construída por uma iniciativa de jovens, que tem como objetivo lutar pela transparência pública, atuando no combate à corrupção e degradação ambiental, estimulando a sociedade na conscientização sobre estes temas.

O trabalho da ONG é norteado por denúncias feitas pela população, por isso é primordial que a sociedade participe enviando suas reclamações, problemas, dificuldades e necessidades, através do site www.olhobaerto.org.br.

O compromisso da Olho Aberto é promover a discussão e descobrir se existe algum tipo de irregularidade - como por exemplo em contratos, prazos, licitações, qualidade do serviço e descaso com o meio ambiente - para que tais problemas sejam resolvidos.

As denúncias serão sigilosas e investigadas pela equipe da ONG. Se forem comprovadas as irregularidades, a assessoria jurídica da entidade tomará as providências cabíveis, perante os órgãos competentes.

?Por questão de isenção, não divulgaremos inicialmente o nome da empresa contratada para tal estudo, adiantaremos que não se trata de laboratório local, no entanto, tão logo recebamos os laudos da coleta, anunciaremos seu resultado, bem como o nome da empresa e demais detalhes?, informa Patrícia Medeiros, da Olho Aberto.

Se confirmada a denúncia, a entidade encaminhará o laudo para o Ministério Público e órgãos do Meio Ambiente, a fim de que estes tomem as providências cabíveis. Caso esses órgãos permaneçam inertes quanto a este problema, a Olho Aberto ajuizará ações cabíveis para a solução deste problema.

O intuito da pesquisa é comprovar que o lixão é o responsável pela contaminação do rio Poty, notificando a Prefeitura de Teresina, a fim de que desative o lixão existente e construa um Centro de Tratamento de Resíduo, bem como notificar a Agespisa com relação ao esgoto sanitário.

Por fim, para atingir seus fins, a Olho Aberto conta com a denúncia da população sobre qualquer prática corrupta com os recursos públicos ou ameaça ao meio ambiente que tenham conhecimento.

Fonte: Dowglas Lima